Reeducação Postural Global (RPG)



A Reeducação Postural Global pelo Reequilíbrio Proprioceptivo e Muscular (RPG/RPM) é uma abordagem profissional que engloba uma série de procedimentos terapêuticos e diagnósticos, tendo como base os conceitos de cadeias musculares e posturamento, associados a recursos manuais miofasciais, articulares e dinâmicos. É uma ação fisioterapêutica que age sobre o equilíbrio biomecânico restabelecendo o eixo postural fisiológico e normalizando a função músculo-esquelética e, consequentemente a postura.


O tratamento baseia-se principalmente na consciência corporal, respeitando a individualidade de cada paciente. Ao longo da vida perdemos essa referência corporal. Um corpo posturalmente equilibrado possibilita um bom funcionamento dos órgãos internos, propiciando que todo o organismo trabalhe de forma sinérgica e harmônica em todos os seus sistemas.


O trabalho tem como base as posturas de tratamento derivadas dos estudos em cadeias musculares desenvolvidos pela Fisioterapeuta francesa Françoise Mezièré em 1947, onde buscamos a causa dos problemas posturais, atuando sobre suas compensações e suprindo seus efeitos que, em geral, são disfunções morfológicos associadas às algias.


A combinação dos procedimentos miofasciais, articulares e a cinesioterapia integral, nos permite "preparar" o corpo para a colocação e evolução nas posturas cujo principal objetivo é o de eliminar as retratações das cadeias musculares através de um distencionamento lento, progressivo e gradual.


A definição clássica de cadeia muscular dada por Françoise Mezièré, é: "Conjunto de músculos de mesma direção e sentido, geralmente poliarticulares que se comportam como se fossem um só músculo e se recobrem como telhas de um telhado."


No desenvolvimento da postura, a posicionamento harmônico do corpo é mantido pelo indivíduo através de contrações isométricas, trabalhando diretamente nos músculos que necessitam de tonificação. Dessa maneira agimos globalmente no indivíduo, colocando em harmonia todos os segmentos corporais.


O que nos mantém de pé, contra a gravidade, são os músculos estáticos. Para exercer esta função anti-gravitacional, que requer um estado de contração parcial, os músculos estáticos têm um alto teor de tecido conjuntivo e um tônus elevado. Por isso eles tendem a se tornar hipertônicos, hipoflexíveis e encurtados, especialmente em casos de patologias ou estresse, podendo causar desvios em ossos e articulações.


As crianças devem ser avaliadas desde muito cedo pois uma diagnóstico precoce, por exemplo, no caso de uma escoliose é essencial para a evolução favorável da patologia e correção da postura. Sugere-se iniciar o tratamento a partir do momento em que haja compreensão para executar os exercícios de forma adequada, ou seja, coincidentemente com a pré-alfabetização, por volta dos 6 a 7 anos aproximadamente.


As sessões são realizadas semanalmente. As posturas visam à restabelecer equilíbrio entre força, flexibilidade e consciência corporal, proporcionando alívio de dores e bem estar imediato ao final de cada sessão.

INDICAÇÕES:

  • Desvios da coluna (escolioses, hipercifoses, hiperlordoses)

  • Hérnia de disco

  • Cervicalgias

  • Lombalgias e comprometimento ciático

  • Má postura

  • Labirintite

  • Bursites e tendinites

  • Joelhos (varo e valgo)

  • Pés (plano e cavo)

  • Dores musculares

  • Enxaquecas e stress

  • Asma e bronquite

CONTRA INDICAÇÕES: Não aplicável, pois a RPG se adapta a qualquer paciente, porém, devemos dispensar atenção especial aos portadores de neoplasias, osteoporose severa, cardiopatias e gestantes, entre outros.

Posts Em Destaque